Itaka Escolapios Itaka Escolapios

2021-2022 VOCÊ É A MUDANÇA

“Afinal, onde começam os Direitos humanos Universais? Em pequenos lugares, perto de casa tão perto e tão pequenos que eles não podem ser vistos em qualquer mapa do mundo. Tais são os lugares onde cada homem, mulher e criança procura igualdade de justiça, igualdade de oportunidade, igualdade de dignidade sem discriminação. A menos que esses direitos tenham significado, aí eles terão pouco significado em qualquer outro lugar. Sem a ação organizada do cidadão para defender esses direitos perto de casa, nós procuraremos em vão pelo progresso no mundo maior”

Eleanor Roosvelt.- “Em Nossas Mãos”. Discurso proferido em 1958, por ocasião do 10º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Fica claro que a defesa do cumprimento dos direitos humanos para todos os povos é responsabilidade de todos, e, é por isso, que é tão necessário trabalhar na educação (tanto formal quanto não formal) em abordagens de compromisso e participação na sociedade, a fim de enfrentar diferentes problemas sociais.

O treinamento em direitos humanos, paz e não-violência é outra oportunidade para ajudar escolas e projetos educacionais a se tornarem instrumentos de paz e compreensão entre pessoas de diferentes origens, raças, culturas e religiões. Nós, escolápios, educamos para a vida e procuramos desenvolver as habilidades e as competências necessárias para a participação social ativa das crianças e jovens com os quais trabalhamos.

Por todas essas razões, convidamos todos os educadores a contribuir, através da educação, para continuar contribuindo para a construção de um mundo melhor, um mundo mais justo e mais humano que permita que todos os indivíduos, de diferentes partes do mundo, tenham a mesma oportunidade de desenvolver plenamente suas faculdades dentro de uma sociedade democrática, livre, justa, responsável e pacífica.

E também para continuar trabalhando na proposta de educação para a transformação social que realizamos desde Itaka-Escolapios através da  MISSÃO PARA A PAZ E OS DIREITOS HUMANS