Itaka Escolapios Itaka Escolapios

Apresentação do Coordenador Geral

Centros que mudam, mude seu centro

Campanha de solidariedade da Itaka-Escolápios 2021-22

Igor Irigoyen – Coordenador Geral da Itaka-Escolápios

Com estas breves palavras apresento a vocês, em nome da Comissão Executiva, a nova campanha de solidariedade da rede Itaka-Escolápios, cujo lema é “Centros que mudam, mude seu centro”.

A primeira coisa a fazer é explicar exatamente por que este slogan foi escolhido. Como pode ser visto, a ideia-chave do slogan é mudar, transformar.  A campanha está focada em conhecer, promover e apoiar o poder transformador da educação e, em particular, dos centros educacionais que fazem parte da rede Itaka-Escolápios. São centros muito diversos, mas com algo em comum, muito típico da missão escolápia: entender seu trabalho educativo como uma ação transformadora que vai além das salas de aula, até mesmo além dos limites físicos e das pessoas do próprio centro, para abrir-se ao bairro ou vila, à sociedade do seu entorno, e promover mudanças reais para melhorar as condições de vida e o futuro da comunidade.

Nesta campanha de solidariedade teremos a oportunidade de conhecer e trocar experiências concretas, em diferentes partes do mundo, de como os centros educativos da Itaka-Escolápios estão transformando a realidade, assim como compartilhar iniciativas e propostas para crescer juntos nesse potencial transformador.

Com essa campanha de solidariedade, queremos também continuar a promover uma iniciativa da Itaka-Escolápios que visa desenvolver esta importante dimensão de forma transversal: Educa, a rede educacional para a transformação social. Esse projeto está totalmente alinhado com o Pacto Global de Educação, uma iniciativa do Papa Francisco na qual a Itaka-Escolápios, como parte das Escolas Pias, participa e quer contribuir. Estamos falando de uma educação ativamente comprometida com os valores da paz, da justiça social, da fraternidade e do cuidado de nosso lar comum, com base na participação de crianças e jovens.

Por outro lado, devemos também nos referir ao tempo em que estamos realizando esta campanha: um contexto ainda muito marcado pela pandemia e suas consequências e que continua a nos preocupar especialmente, devido ao seu impacto sobre os mais fracos. A COVID-19 continua a nos desafiar e, de fato, em muitas partes da rede Itaka-Escolápios o trabalho educacional ainda não se recuperou e será difícil fazê-lo em breve. E como estamos vendo, os impactos não só a curto, mas também a médio e longo prazo, são mais severos quanto mais vulnerável for a população.

A campanha é, portanto, um chamado a responder com nossa solidariedade ao desafio, em tempos de pandemia e pós-pandemia, de levar adiante este trabalho educativo transformador. É uma solidariedade que hoje é absolutamente necessária para que a rede Itaka-Escolapios continue a apoiar dezenas de centros educacionais em diferentes países que trabalham em situações de especial vulnerabilidade e pobreza.

Finalmente, essa abordagem transformadora da campanha também é dirigida a cada uma das pessoas que dela participam e a quem iremos alcançar. O convite é para nos permitirmos mudar, transformar, até mesmo “descentrar-nos”, a partir das realidades que vamos encontrar e da dinâmica de solidariedade que nos é proposta. Sem dúvida, vivemos tempos em que essa atitude é mais necessária do que nunca para caminhar em direção ao futuro com esperança. Estamos certos de que essa campanha pode ser uma contribuição significativa para isso, por isso o encorajamos a participar ativamente. Agradecemos!