“Todos têm direito à educação”. É assim que começa o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este artigo dá a cada pessoa o direito de receber uma educação que deve ser acessível (eliminando todas as formas de discriminação no acesso a ela), disponível (deve ser gratuita), aceitável (qualidade) e adaptável (deve ser adaptada a cada estudante). A educação é o principal meio pelo qual cada pessoa pode desenvolver suas habilidades, habilidades e participar ativamente na sociedade. É por isso que é um direito de “porta de entrada”: é a porta de entrada para todos os outros direitos (como o direito à saúde ou o direito ao trabalho); é indispensável para combater a pobreza e a desigualdade, para alcançar o desenvolvimento sustentável, etc.

A educação nem sempre é transformadora

• Abordar o conceito de educação transformadora.
  • Para refletir sobre nossa realidade educacional.
  • Para conhecer as chaves transformadoras da pedagogia Piarista.

ESPORTE SOLIDÁRIO

• Usar o esporte como espaço de socialização. Lugar de encontro e desenvolvimento de meninos, meninas e jovens de diferentes grupos.
  • Criar um espaço de integração para as pessoas mais desfavorecidas.
  • Arrecadar fundos para a campanha por meio das inscrições dos campeonatos esportivos.

Conheça e divulgue os centros da Itaka-Escolápios

• Conhecer os centros educacionais da rede Itaka-Escolápios.
  • Conhecer a ação transformadora realizada pelos centros escolápios.
  • Localizar no mapa os centros escolápios e aprender geografia.
  • Desenvolver habilidades de comunicação, tornando os centros escolápios conhecidos por outras pessoas.

Atividade inicial para o Claustro. (Campanha 2021-22)

• Conocer la red Educa.itakaescolapios como plataforma para compartir y encontrar recursos educativos para la transformación social.
  • Analizar el impacto en el entorno que tiene nuestro centro/obra.
  • Plantear nuevas maneras de modificar nuestro entorno más cercano.

CSI Solidariedade

• Iniciar a reflexão sobre o conceito de solidariedade e como cada aluno vive.
  • Conhecer a campanha de solidariedade deste ano.
  • Expressar ideias, pensamentos e sentimentos de maneira criativa.