Debate sobre a igualdade

• 16-18 años
  • +18 años

Objetivos :

• Refletir sobre o conceito de igualdade
  • Gerar espírito crítico
  • Ser capaz de entender a dinâmica de um debate.
  • Respeitar as ideias dos outros.
  • Ser reflexivo e capaz de justificar opiniões pessoais.
Adjuntos:

Valoración:

(Ninguna valoración todavía)

O objetivo final da atividade é gerar uma discussão em classe sobre a igualdade de gênero. Para isso, os estudantes devem procurar uma notícia, um artigo editorial ou post na Internet em que que queiram trabalhar. Para isso existem várias opções:

• OPÇÃO 1: Todos os alunos trabalham no mesmo texto selecionado pelo professor.
  • OPÇÃO 2: Em grupo cooperativo selecionamos um texto no qual trabalharemos de forma cooperativa.
  • OPÇÃO 3: Cada aluno pesquisa e seleciona um texto para trabalhar.

Passos a seguir:

1. De acordo com a opção escolhida, fornecemos aos estudantes o texto a ser trabalhado ou damos o tempo necessário para selecioná-lo.
  2. Propomos que completem a rotina de pensamento "O semáforo", que pode ser encontrada no anexo 1, da seguinte forma: no semáforo vermelho indiquem uma ideia do texto com a qual discordam, no laranja uma ideia com a qual concordam parcialmente e no verde uma ideia com a qual concordam totalmente. Se quiser saber mais detalhadamente como trabalhar com essa rotina, aqui pode encontrar informações: http://rutinasdepensamiento.weebly.com/el-semaacuteforo.html
  3. Propomos a frase para o debate: "Homens e mulheres são iguais." Qualquer outra sentença pode ser proposta, mas deve ser uma sentença que permita que diferentes posições sejam tomadas pelos estudantes.
  4. Uma discussão em sala de aula é estabelecida com um moderador
  5. Uma vez terminada a discussão, se completa a rotina de pensamento que pode ser encontrada no Anexo 2 como avaliação e conclusão.
  6. Se desejar, as conclusões a que chegamos podem ser compartilhadas em um grupo cooperativo ou em um grande grupo.

La presente actividad está propuesta en el marco de la campaña de solidaridad 2021-2022: