Itaka Escolapios Itaka Escolapios

2024 – Meu lugar é o mundo, meu lugar é a Paz.

Em alguns lugares do mundo, onde Itaka-Escolápios está presente, o Dia Escolar pela Não Violência e pela Paz é comemorado por volta de 30 de janeiro, aniversário da morte de Gandhi. Em outros lugares, não se chama assim, mas também trabalhamos em propostas educativas que promovam uma cultura de paz e justiça. Seja porque ocorrem em sociedades onde a paz não é visível, seja porque temos empatia e solidariedade com pessoas e sociedades que vivem em guerra ou na ausência de paz.

Lamentavelmente, todos os anos (e repetidamente, infelizmente), há motivos para continuar a trabalhar para promover, nos meninos, meninas, jovens e adultos das Escolas Pias, ambientes, comportamentos e propostas onde a PAZ e o AMOR sejam prioridades nos planos social, político e qualquer outro tipo de relações.

Itaka-Escolápios é uma entidade claramente cristã e escolápia, por isso lançamos propostas pastorais educativas que nos ajudam a promover uma cultura de paz em todas as nossas obras e projetos. Este ano, mais do que nunca, unimo-nos à oração de tantos cristãos em todo o mundo, do Papa Francisco e da Igreja em geral. Uma oração com a qual nos aproximamos da realidade, temos empatia, acompanhamos ou oferecemos consolação e, sobretudo, insistimos para que Deus Pai nunca se esqueça da dor humana nos lugares de conflito e que se faça presente em cada coração que sofre.

Porque, em algum lugar do mundo, alguém precisa das nossas orações. E é por isso que propomos uma série de atividades simples baseadas numa proposta de oração matinal, que será um pouco mais extensa que os outros dias. Uma oração com a qual nos aproximamos da dor dos outros e podemos dizer bem alto em nome de qualquer pessoa: MEU LUGAR É O MUNDO, MEU LUGAR É A PAZ.